Fisioterapia Tavares
Aumente a comunidade do seu blog

Cicatriz Hipertrófica é diferente de quelóide. Tem como prevenir e tratar para os casos em que ela já está presente (instalada). Vamos falar um pouco sobre esse tipo de cicatrização. Ela acontece por excesso de depósito de tecido cicatricial, o organismo não consegue regular a quantidade de células que serão colocadas ali e acaba se excedendo (colocando em maior quantidade).
Isso pode acontecer por diversos motivos mas a ênfase aqui é o aumento do volume da cicatriz devido à lesões frequentes e repetitivas ocasionadas por mobilização errada e/ou aplicação de aparelhos que lesionam (machucam) ainda mais a região e, atrapalham o processo de cicatrização resultando neste aspecto na foto.
A mobilização para auxiliar, prevenir e tratar uma cicatriz é algo delicado que não pode nunca prejudicar o novo tecido que está sendo formado ali. Para isso, precisa de avaliações constantes, acompanhamento frequente, orientações corretas, terapias eficazes e embasadas em estudos de excelente qualidade (não é qualquer reportagem e/ou artigo tirado da internet), prática, cursos de especialização também de excelente qualidade, constante atualização (reciclagem/estudo), observação e intervenção ("aplicar a técnica") qualificada.
O processo de cicatrização envolve respostas complexas do seu organismo que precisam de atenção, controle e modulação para fique uma cicatriz funcional e esteticamente bem formada.
Na foto, uma cicatriz hipertrófica. A hipertrofia de cicatrizes pode ser prevenida e pode também ser tratada.
Foto: Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, 2015.