Buscar
  • Fisioterapia Tavares

Reabilitando sequelas de queimaduras

🔸As retrações, hipertrofias e

contraturas teciduais são tipos de cicatrização muito frequentes após queimaduras mais severas. Os tecidos formados são mais rígidos, com pouca elasticidade, menor vascularização e menos terminações nervosas. São tecidos que possuem pouca hidratação e por isso necessitam de atenção redobrada ao serem manipulados. Outra característica dele é a espessura de pele mais fina e estrutura de tecido conjuntivo mais espessa e volumosa em algumas regiões.


🔸A rigidez e contratura deste tecido formado, devido ao excesso de colágeno presente, leva à luxação e subluxação das articulações próximas, ocasionando calcificações, calosidades ósseas e deformidades.


🔸Cuidados Necessários🔸

Forçar esse tecido para ganhar movimento e realizar a extensão completa pode levar à microrupturas e microlesões que podem aumentar o depósito de colágeno na região e piorar o quadro. O tratamento destes tipos de cicatrização não pode ser agressivo e lesionar mais. Reabilitar não é lesionar, é evoluir respeitando as limitações oferecidas pelos tecidos naquele momento.


0 visualização

Entre em contato

com a gente

SHIS QI 05, Bloco D, Ed. Hangar 5 - Lago Sul

Brasília-Df. Cep: 71.615-485

fisioterapiathays@gmail.com

(61) 3365-1235   |   (61) 992828710  (61) 99672-9032