Buscar
  • Fisioterapia Tavares

LTF em Brasília- DF


A Liberação Tecidual Funcional - LTF é uma técnica utilizada para prevenir e tratar alterações dos tecidos cicatriciais, como as fibroses e aderências, através da mobilização destes tecidos.


A LTF é um dos recursos utilizados na reabilitação tecidual e tem se mostrado eficaz nos casos de excessos de tecido cicatricial, independente do agente causador desse tipo de cicatrização.


Trata tanto fibroses e aderências recentes quantos nos casos mais tardios e consolidados. Promove a melhora da função tecidual e do aspecto da região acometida.


No processo pós-operatório de cirurgias plásticas, por exemplo, atua com a finalidade de prevenir e tratar alterações durante o processo de cicatrização. Por isso o pós-operatório de cirurgias plásticas não pode ser resumido a drenagem linfática, pois mais importante que reduzir os edemas é reabilitar o tecido cicatricial formado.


A técnica foi desenvolvida e vem sendo aprimorada ao longo dos anos pela fisioterapeuta Mariane Altomare, através de estudos feitos em laboratório aqui no Brasil e de estudos publicados nas bases de dados que são referências na área da saúde, os quais são associados à experiência na prática clínica.


O LTF é feito somente por fisioterapeutas. O curso só é ministrado para fisioterapeutas e não são todos os fisioterapeutas que são habilitados a aplicar a técnica. Fiquem atentos!

165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo