Buscar
  • Fisioterapia Tavares

Fiz uma cirurgia, quando devo começar o acompanhamento?


O acompanhamento pode ser iniciado normalmente alguns dias após a cirurgia, entre 4 e 10 dias e lembre-se, não é regra. Não podemos descartar a possibilidade de iniciar antes ou depois também, isso depende do caso, do tipo de cirurgia, de como ocorreu tudo dentro do centro cirúrgico, do quadro apresentado (como a pessoa está) após a cirurgia, da evolução do quadro, entre outros fatores que precisamos avaliar na hora de decidir quando começar.


Para isso, é muito importante conversar com o cirurgião para ter acesso à essas informações e detalhes que podem fazer uma diferença significativa na tomada de todas decisões que levam à uma reabilitação bem mais específica e consequentemente mais satisfatória para todos os envolvidos.


Um fato que precisa ser reforçado é o da PREVENÇÃO. É com certeza mais fácil conduzir um processo de cicatrização para que ele não se consolide com alterações, do que esperar ter as alterações para iniciar o acompanhamento e até deixar consolidar uma alteração e depois reabilitar. O desgaste é muito maior, em todos os sentidos e, para todos os envolvidos.


O ideal é iniciar após o procedimento cirúrgico o acompanhamento adequado, específico e individualizado. É esse acompanhamento aprofundado e direcionado que diminui a formação desses tecidos alterados, ou seja previne alterações estruturais que podem prejudicar o sucesso do procedimento cirúrgico.

É esse acompanhamento aprofundado que também consegue diagnosticar o início de um processo indesejado e já intervir de maneira adequada prevenindo e evitando a consolidação de uma alteração ou de uma complicação.


Não devemos esperar aparecer as alterações para iniciar a reabilitação, para não correr o risco de permanecer com uma condição indesejada e insatisfatória por causa de uma negligência de um pós operatório.


Pós operatório não é brincadeira. Se temos hoje maneiras mais seguras, mais rápidas, mais indolores, mais atualizadas e mais eficazes para prevenir intercorrências e complicações devemos considerá-las. A evolução da ciência e do conhecimento nos permite Reabilitar cada dia melhor aquele que precisa, então por que optar pelos meios que já sabemos que não são os mais indicados e que podem comprometer?


Vamos PREVENIR, a prevenção começa com a escolha dos profissionais que irão acompanhá-los.

2 visualizações

Entre em contato

com a gente

SHIS QI 05, Bloco D, Ed. Hangar 5 - Lago Sul

Brasília-Df. Cep: 71.615-485

fisioterapiathays@gmail.com

(61) 3365-1235   |   (61) 992828710  (61) 99672-9032